Fragmento de la entrada "AINDA SOBRE O INCONVENIENTE LIVRO 'O FIM DOS TEMPOS E SETE AUTORES MODERNOS', DO PE. ALFREDO SÁENZ, SJ" de Carlos Nougué.
c) E o que dizer da inclusão do Padre Leonardo Castellani, que fora um dos alvos do decreto do Santo Ofício (da década de 1940) assinado por Pio XII segundo o qual “o sistema do milenarismo mitigado não pode ser ensinado sem perigo [para as almas]”? Pois é exatamente este sistema o que o Padre Castellani sustenta no texto incluso no livro do Padre Sáenz, que chega a dizer que a doutrina milenarista de Castellani não cai sob a interdição do referido decreto... Tanto cai, que Mons. Juan Straubinger, grande tradutor da Bíblia e companheiro de milenarismo de Castellani, deixou de sustentar esta doutrina assim que saiu o decreto (como se pode ler em nota à sua mesma tradução da Bíblia). É verdade que o prefaciador do livro lançado pelo CDB, Leonardo Penitente, diz ali mesmo que o milenarismo mitigado é um erro e que a obra por ele prefaciada deve ser lida com cautela. Muito bem. Mas haveria que acrescentar que deve ser lida com cautela por teólogos – e simplesmente não deve ser lida pelo público em geral, que não tem armas para defender-se intelectualmente diante de um autor brilhante mas defensor de algo interditado como o é o Padre Castellani. Mas é o que eu já disse no outro texto: infelizmente, multidão de importantes bispos, padres, juristas, etc., hispânicos tem em Castellani uma referência, mesmo quando sustenta algo, repita-se, interditado, e despreza assim o magistério da Igreja.
[El texto del P. Sáenz se puede leer aquí.] Recordemos que el P. Castellani se refirió a esta acusación numerosas veces, quizá donde más se explayó fue en su comentario a la obra del R.P. Florentino Alcañiz S.J., La Iglesia Patrística y la Parusía.
En cuanto a que el milenarismo mitigado o espiritual "no
puede enseñarse con seguridad", he aquí una explicación de sus alcances. Y sobre el espinoso tema del milenarismo puede ser útil consultar lo que sobre el mismo escribió Francisco Canals Vidal, por ejemplo aquí o aquí.
El libro en cuestión del R.P. Alfredo Sáenz S.J. en portugués, se puede adquirir aquí.
El libro en cuestión del R.P. Alfredo Sáenz S.J. en portugués, se puede adquirir aquí.
No hay comentarios.:
Publicar un comentario