Punto de encuentro de todos aquéllos que estén interesados en vida y obra del Padre Leonardo Castellani (1899-1981)

Para comunicarse con nosotros, escribir a castellaniana1899ARROBAgmailPUNTOcom

lunes, 6 de julio de 2020

Otra vez con el milenarismo de Castellani

Fragmento de la entrada "AINDA SOBRE O INCONVENIENTE LIVRO 'O FIM DOS TEMPOS E SETE AUTORES MODERNOS', DO PE. ALFREDO SÁENZ, SJ" de Carlos Nougué.

c) E o que dizer da inclusão do Padre Leonardo Castellani, que fora um dos alvos do decreto do Santo Ofício (da década de 1940) assinado por Pio XII segundo o qual “o sistema do milenarismo mitigado não pode ser ensinado sem perigo [para as almas]”? Pois é exatamente este sistema o que o Padre Castellani sustenta no texto incluso no livro do Padre Sáenz, que chega a dizer que a doutrina milenarista de Castellani não cai sob a interdição do referido decreto... Tanto cai, que Mons. Juan Straubinger, grande tradutor da Bíblia e companheiro de milenarismo de Castellani, deixou de sustentar esta doutrina assim que saiu o decreto (como se pode ler em nota à sua mesma tradução da Bíblia). É verdade que o prefaciador do livro lançado pelo CDB, Leonardo Penitente, diz ali mesmo que o milenarismo mitigado é um erro e que a obra por ele prefaciada deve ser lida com cautela. Muito bem. Mas haveria que acrescentar que deve ser lida com cautela por teólogos – e simplesmente não deve ser lida pelo público em geral, que não tem armas para defender-se intelectualmente diante de um autor brilhante mas defensor de algo interditado como o é o Padre Castellani. Mas é o que eu já disse no outro texto: infelizmente, multidão de importantes bispos, padres, juristas, etc., hispânicos tem em Castellani uma referência, mesmo quando sustenta algo, repita-se, interditado, e despreza assim o magistério da Igreja. 

[El texto del P. Sáenz se puede leer aquí.] Recordemos que el P. Castellani se refirió a esta acusación numerosas veces, quizá donde más se explayó fue en su comentario a la obra del R.P. Florentino Alcañiz S.J., La Iglesia Patrística y la Parusía.

En cuanto a que el milenarismo mitigado o espiritual "no puede enseñarse con seguridad", he aquí una explicación de sus alcances. Y sobre el espinoso tema del milenarismo puede ser útil consultar lo que sobre el mismo escribió Francisco Canals Vidal, por ejemplo aquí o aquí.

El libro en cuestión del R.P. Alfredo Sáenz S.J. en portugués, se puede adquirir aquí.


No hay comentarios.: